Posições particulares do eco
CPA e TCPA
CPA - Closest Position Approaching
Ponto, da geratriz de movimento, mais próximo do OS (centro do indicador do radar). Na prática a noção de CPA pode surgir um tanto deformada, traduzindo muitas vezes a distância entre o ponto CPA própriamente dito e o OS.
Para determinar o CPA seguem-se os seguintes passos (ver Diagrama ):
1. Recorrendo ao registo de 2 ou 3 posições sucessivas do eco define-se a geratriz de movimento do navio observado;
2. A partir do centro do indicador (ou do centro da rosa de manobra) baixa-se a perpendicular à geratriz de movimento;
3. O ponto definido na geratriz pelo pé da perpendicular é o CPA;
4. A distância entre o centro do indicador e o CPA é a distância ao CPA, muitas vezes referida, senão todas, como o valor do CPA.
TCPA - Time to Closest Position Approaching
Hora a que o navio observado atinge o CPA.
Para calcular o TCPA, depois de determinado o CPA, seguem-se os seguintes passos (ver Diagrama):
1. Calcula-se a velocidade relativa dos navios com base nas posições sucessivas do eco sobre a geratriz de movimento;
2. Mede-se a distância entre uma dessas posições e o CPA e, recorrendo ao valor da velocidade relativa calculada, calcula-se o intervalo de tempo que o eco demora a percorrer essa distância.
3. O TCPA é a hora que resulta da soma desse intervalo de tempo à hora correspondente à posição utilizada no ponto anterior.
Exemplo ( Diagrama )
Considere-se o navio de referência a navegar à proa 070º com uma velocidade de 15 nós. Observou sucessivamente um eco tendo feito os seguintes registos:
1000 Zv= 006º d= 9.0 mi
1006 Zv= 001º d= 7.0 mi
1012 Zv= 351º d= 5.0 mi
Recorrendo à rosa de manobra, localize as sucessivas posições do eco, trace a geratriz de movimento, calcule a velocidade relativa dos navios, localize o CPA, indique a distância ao CPA e calcule o TCPA.
Paulo,
ResponderEliminarEstava a preparar uma aula sobre radar e descobri agora esta página sobre cinemática aplicada no radar; gostei da explicação simples e do exemplo para clarificar as ideias. Apenas uma nota: em toda a literatura consultada - e já ando nesta "vida de marinheiro" há mais de quatro décadas e meia - CPA é Closest Point of Approach e não Closest Point Approaching (e o mesmo para TCPA) o que também bate certo com a minha formação e vivência anglófonas.
Continuação de bom trabalho.
Orlando Leitão
Faro