sábado, 3 de março de 2012

Geratriz do movimento, na cinemática, aplicada no Radar

Posições particulares do eco

CPA  e  TCPA
 

CPA  -  Closest  Position  Approaching

Ponto, da geratriz de movimento, mais próximo do OS (centro do indicador do radar). Na prática a noção de CPA pode surgir um tanto deformada, traduzindo muitas vezes a distância entre o ponto CPA própriamente dito e o OS.

Para determinar o CPA seguem-se os seguintes passos (ver Diagrama    ):

1.    Recorrendo ao registo de 2 ou 3 posições sucessivas do eco define-se a geratriz de movimento do navio observado;

2.    A partir do centro do indicador (ou do centro da rosa de manobra) baixa-se a perpendicular à geratriz de movimento;

3.    O ponto definido na geratriz pelo pé da perpendicular é o CPA;

4.    A distância entre o centro do indicador e o CPA é a distância ao CPA, muitas vezes referida, senão todas, como o valor do CPA.

TCPA  -  Time to Closest  Position  Approaching

Hora a que o navio observado atinge o CPA.

Para calcular o TCPA, depois de determinado o CPA, seguem-se os seguintes passos (ver Diagrama):

1.    Calcula-se a velocidade relativa dos navios com base nas posições sucessivas do eco sobre a geratriz de movimento;

2.    Mede-se a distância entre uma dessas posições e o CPA e, recorrendo ao valor da velocidade relativa calculada, calcula-se o intervalo de tempo que o eco demora a percorrer essa distância.

3.    O  TCPA  é a hora que resulta da soma desse intervalo de tempo à hora correspondente à posição utilizada no ponto anterior.

Exemplo   ( Diagrama )

Considere-se o navio de referência a navegar à proa 070º com uma velocidade de  15 nós. Observou sucessivamente um eco tendo feito os seguintes registos:

                                                1000          Zv= 006º             d= 9.0 mi

                                                1006          Zv= 001º             d= 7.0 mi

                                                1012          Zv= 351º             d= 5.0 mi


Recorrendo à rosa de manobra, localize as sucessivas posições do eco, trace a  geratriz de movimento, calcule a velocidade relativa dos navios, localize o CPA, indique a distância ao CPA e calcule o TCPA.


1 comentário:

  1. Paulo,
    Estava a preparar uma aula sobre radar e descobri agora esta página sobre cinemática aplicada no radar; gostei da explicação simples e do exemplo para clarificar as ideias. Apenas uma nota: em toda a literatura consultada - e já ando nesta "vida de marinheiro" há mais de quatro décadas e meia - CPA é Closest Point of Approach e não Closest Point Approaching (e o mesmo para TCPA) o que também bate certo com a minha formação e vivência anglófonas.
    Continuação de bom trabalho.
    Orlando Leitão
    Faro

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