domingo, 4 de março de 2012

o sistema DGPS em Portugal

Novo sistema de radionavegação de base terrestre



O DGPS é um sistema de radionavegação muito rigoroso que compara os sinais recebidos dos satélites GPS (Sistema de Posicionamento Global), utilizando posições de referência da Estação DGPS.


Determina correcções a aplicar e difunde-as aos utilizadores melhorando, deste modo, a exactidão da posição calculada a bordo.
O DGPS vem contribuir para a melhoria da navegação, proporcionando aos navegantes marítimos, ou outros, a capacidade de detectar, quase em tempo real, avarias ou falhas nos satélites GPS. Permite assim, uma navegação mais segura em águas costeiras e restritas, a realização de provas de governo e manobra com mais precisão, permite efectuar o posicionamento de bóias e proceder a levantamentos hidrográficos (oceânicos e costeiros) com maior rigor. A fiabilidade deste sistema é de tal importância que, por exemplo nos Estados Unidos, após a implementação de uma rede DGPS costeira, prepara-se já uma rede DGPS que cubra todo o território continental.
Em Portugal continental, a Marinha tinha já duas estações DGPS, uma no Cabo Carvoeiro, em Peniche, a outra, no Cabo de Sagres, operacionais desde 2002. Agora contam-se mais duas a funcionar em pleno: a estação da Horta e a de Porto Santo. De forma geral, cada Estação DGPS alberga duas antenas de transmissão, uma cabine onde se encontram diversos equipamentos e infra-estruturas de apoio ao sistema Diferencial GPS e a casa do gerador.
Além destas estações DGPS, foi instalada na Direcção de Faróis, entidade agora responsável pela "vida" da rede DGPS, uma estação de controlo, que efectua a monitorização e controlo, em tempo real, do funcionamento dos vários componentes das 4 estações.
No que respeita à área de coberturta, estas estações abrangem a quase totalidade da ZEE de Portugal continental, e dos Arquipélagos da Madeira e Açores.
Durante a cerimónia, realizada no dia 13 de Outubro, decorreu uma breve apresentação e historial da rede DGPS em Portugal, pelo Comandante Sardinha Monteiro, um dos responsáveis pelo projecto. De seguida, procedeu-se à assinatura do auto de recepção definitiva do sistema, aviso à navegação declarando a operacionalidade plena das estações e do auto de transferência da responsabilidade, da operação do sistema, do IH para a Direcção de Faróis.
Ao encerrar a sessão, o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Vidal Abreu, destacou a importância deste "projecto de inovação da Marinha, com benefícios efectivos para a segurança e economia de quem anda no mar."
Com a concretização do projecto DGPS, Portugal volta a ter um sistema de radionavegação de base terrestre, tornando-se as estações DGPS as dignas sucessoras das estações Omega diferencial, implementadas também pelo Instituto Hidrográfico, na década de 1970.




antenas de DGPS




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